quarta-feira, 6 de maio de 2015

Sintomas de Toxidez em Khaya Ivorensis



Por se tratar de uma cultura nova que poucos têm domínio ainda, surgem com freqüência especulações de aparecimento de pragas e doenças. Qualquer tipo de anomalia morfológica á atribuída a fungo e insetos. Porem na maioria das vezes trata-se de manejo inadequado, seja de inseticidas, fungicidas, herbicidas ou mesmo fertilizantes. Além de deficiências nutricionais e toxidez por alumínio. A três confusões mais comuns e que geralmente geram pânico são as seguintes.

                Olhando a foto a seguir algumas pessoas podem afirmar que a planta foi assolada por uma grave doença que está causando sua morte, mais na verdade a planta está intoxicada por excesso de fertilizante. É possível observar que as folhas começam a secar de fora para dentro a acabam sendo abortadas.


                Aqui a primeira vista, o sintoma é de uma virose. Mas na verdade é sintoma de intoxicação por glifosato. Herbicida que causa danos especialmente ao meristema apical e causa deformações nos folíolos, causando alongamento e estreitamento.




                Na foto a seguir estamos vendo uma séria deficiência de magnésio se manifestando. Não se trata de nenhuma doença das folhas do baixio não.


2 comentários:

  1. Claudimar na ultima foto você relata que não é deficiência de magnésio, mas não diz o que é. Poderia explicitar qual seria o diagnostico correto?
    Desde já agradeço por partilhar seu conhecimentos.

    ResponderExcluir
  2. Na última foto eu relato que se trata de uma seria deficiência de magnésio e não de doença. Leia o texto novamente com calma.

    ResponderExcluir